Todas nós ouvimos o tempo todo que organização é tudo… que é importante…

Também temos a tendência natural de achar que (salvo raras exceções), somos organizadas em nossa rotina, tanto pessoal quanto profissional. Afinal as coisas funcionam…ainda que tenhamos uma jornada longa. Será?

Para mim a vida tem que ser leve e com significado.

Como consultora de Organização Pessoal e Profissional constato que existe um potencial absurdamente gigantesco em todas as pessoas com as quais me relaciono em minha atividade, e que na correria do dia a dia poucas

Param para avaliar de fato o que ocorre em certos pontos da rotina, porque tudo está muito no automático. Há coisas que você mesma sabe que fazem sentido e que às vezes deixa para resolver no futuro, mas nós adoramos acumular tarefas, parece que quanto mais temos demanda mais nos sentimos úteis. Por conta disso, temos um ritmo acelerado e uma jornada longa. Nem sempre o que colocamos na agenda tem o valor do tempo que nós vamos perder para executá-lo.

Já vivi essa situação, de ter em minha agenda “falta de linhas” para colocar tudo o que eu entendia ser indispensável naquele dia. De fato, hoje depois de muito exercício, não passam de 4 linhas e olha lá.  Priorizar é fundamental.  Qual seu papel mais importante na vida e quanto tempo do seu dia você se dedica à ele?  Não quero aqui dizer qual é esse papel, nem te dar exemplos, mas fica a reflexão para que você distribua ao longo do seu dia o que considera relevante. O resto… é o resto. Será feito, claro… mas não precisa tirar de você o tempo precioso para estar com sua família, amigos ou consigo mesma.

Parar no meio do dia para simplesmente fazer algo pessoal nos dá aquela culpa imensa.

Diminuir o nosso ritmo significa prestar atenção ao que de fato é importante, é urgente e necessita da nossa energia, sem contar que com isso temos algumas horas a mais como margem de “segurança” para quaisquer outras atividades, principalmente as imprevistas, que podem surgir. 

Acredito firmemente que todas podemos ter esse momento, mas não é um exercício fácil, especialmente no começo quando não nos permitimos.

Falar em Organização vai além de armários, documentos e tantos e infinitos itens. É falar sobre o que nos faz sentido.

Quando mencionamos em “Desapego” já vem aquele susto!  Para ser ortganizada tenho que me desfazer das minhas coisas?  Não, claro que não… mas num primeiro momento em que nos damos conta da necessidade de mudar nossa rotina, aos poucos nós mesmas vamos percebendo algumas coisas que não fazem mais sentido, se queremos de fato mudar.

É preciso que tenhamos o hábito de pensar a longo prazo.  Saber o que queremos da nossa vida é o primeiro passo para iniciar essa conversa consigo mesma.  Então, ORGANIZE sua rotina, organize sua agenda para que sua vida fique cada vez mais organizada.

“Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada”.  Immanuel Kant

Graduada em Direito com especialização nas áreas de Comunicação Corporativa, Fiscal, Trabalhista e Desenvolvimento Humano. Atuou por 37 anos em empresas nos ramos de engenharia (Natron), loteamentos (Scopel), farmacêutico (rede Onofre), tecnologia (Aceco TI) e startup/IPO de empresas de e-commerce (Submarino e Ingresso.com).

Há três anos especializou-se, também, na atividade de Personal Organizer, em diversos segmentos, e fundou a empresa Craveiro & Braga Consultoria em Organização Ltda, onde atende clientes corporativos e pessoa física.

Em clientes corporativos desenvolve projetos de estruturação ou reestruturação de empresas (startups, profissionalização de empresas familiares, mudança de gestão e implantação de procedimentos e sistemas integrados)  e treinamentos relacionados à organização pessoal e profissional para equipes multidisciplinares e programas de Trainee.   Já em clientes pessoas físicas, desenvolve projetos de organização, mudança pré e pós obra, ambientação de expatriados, preparação de primeira moradia (noivos, estudantes que mudam de cidade e solteiros outra vez). Também possui em seu portfólio treinamento para funcionários domésticos e condominiais.

 http://www.b4marry.com.br

Chris Craveiro - Consultora e co-Fundadora da CRAVEIRO & BRAGA CONSULTORIA EM ORGANIZAÇÃO LTDA -www.chriscraveiro.com.br/

Curtir isso:

%d blogueiros gostam disto: