Orientações e Cuidados Básicos para a Gestante

13 de junho de 2019 0 Por GRUPO MAIS ESTIMA
Orientações e Cuidados Básicos para a Gestante

A gestação é um momento especial

Muitas sensações novas, expectativas e um clima de felicidade que paira no ar. Mas não podemos esquecer que as dúvidas são muitas e surgem sobre todos os detalhes. Fiz uma listinha respondendo as dúvidas mais frequentes, mas se a sua não estiver aí me manda que vai ser um prazer te responder.

• Duração da Gestação: o tempo de duração da sua gestação dependerá principalmente do bem-estar do binômio materno-fetal, que será acompanhado bem de perto durante o seu Pré-Natal. Em geral, esse tempo varia entre 37 e 41 semanas.

• Nutrição: o sobrepeso e a obesidade na gestante aumentam os riscos de doenças como diabetes e hipertensão. Assim, o acompanhamento nutricional, é essencial para nortear nossas escolhas e quantidades das porçnoes nas refeições e nos lanchinhos.

• Alimentos: prefira sempre alimentos de fácil digestão e que auxiliam no trânsito intestinal (verduras, frutas, grãos integrais, sucos naturais e fibras). Evite alimentos gordurosos ou de grande fermentação na digestão, pois eles podem causar mal estar, gazes e prisão de ventre.

• Líquidos: beba bastante água para manter uma hidratação adequada e o bom funcionamento do intestino.

• Tabagismo: o fumo deve ser abolido e a convivência com fumantes em áreas fechadas deve ser evitada. O tabaco aumenta os riscos de muitas doenças para a gestante e o bebê, como parto prematuro, restrição de crescimento e doenças respiratórias.

• Café: reduza o consumo de café e chá preto para um máximo de 2 xícaras ao dia.

• Atividade Física: exercícios de leve à moderada intensidade são sempre bem vindos, exceto em casos especiais de restrição médica. Recomendo caminhadas, alongamento, Pilates, Yoga, hidroginástica ou natação, sempre acompanhada por um profissional de Educação Física para evitar lesões e torções articulares.

• Relações Sexuais: relações são permitidas e saudáveis durante toda a gestação, exceto em casos de sangramento ou trabalho de parto prematuro.

• Higiene Íntima: durante a gestação há um aumento fisiológico da secreção vaginal, por isso prefira as calcinhas de algodão e evite os protetores íntimos diários.

• Massagens: a drenagem linfática é uma grande aliada na prevenção e redução do edema, mas demanda alguns cuidados na escolha do veículo a ser utilizado (ex: óleo de amêndoas) e do profissional que irá aplicá-la.

• Pele: toda gestante tem um risco maior de manchas na pele. Por isso, recomendo usar diariamente protetor solar FPS 30, aumentando o fator de proteção e a frequência de aplicações quando a exposição for mais intensa.

• Hidratação: para evitar estrias, cremes hidratantes específicos e óleos devem ser usados diariamente em abdome, coxas e mamas (exceto aréolas e mamilos).

• Mamas: aréolas e mamilos serão preparados durante a gestação para a amamentação. Fique tranquila, estas adaptações acontecem de forma natural e gradualmente, o seu corpo vai cuidar de tudo.

• Dirigir: a gestante deve sempre utilizar o cinto de segurança de três pontos. A faixa diagonal deve cruzar o meio do ombro, passando entre as mamas, nunca sobre o útero. A distância mínima entre a barriga e o volante deve ser de 15 cm.

• Viagens: sempre utilize a meia elástica para gestante de perna inteira em viagens aéreas ou terrestres.

Meu nome é Naira Scartezzini Senna, sou Ginecologista, Obstetra e mãe do Samuel. Concilio essa vida louca e deliciosa de mãe, esposa, dona de casa e médica.

Cursei Medicina e Ginecologia/Obstetrícia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e continuei minha formação com a pós-graduação em Ginecologia Endócrina, Climatério e Infanto-Puberal pela UNIFESP. Amo me atualizar e sempre reservo tempo para seguir estudando nos diferentes Congressos, Simpósios, Workshops e Cursos nacional e internacionalmente.

Meu grande propósito é atender as mulheres de forma acolhedora, cuidadosa e compreendendo a maravilhosa complexidade do Universo Feminino em seus mais floridos detalhes. Acredito que toda mulher merece ser cuidada com individualidade, delicadeza e atenção às suas diferentes fases. E é assim que norteio meu trabalho, com empatia sempre e sororidade, sem julgamentos e fazendo meu melhor para cuidar e curar.

Tenho muitas paixões na minha área mas devo destacar o HPV como meu maior encanto, um dos tratamentos mais gratificantes tanto na rápida melhora clínica das pacientes com a aplicação do laser CO2 como no acolhimento e auxilio que estas pacientes precisam e merecem.

A Obstetrícia ganhou mais cor depois que o Samuca nasceu. As 40 semanas de gestação são mágicas e deliciosas, cada uma à sua maneira e com suas novidades. Curtir esse momento com minhas pacientes é reviver e relembrar das minhas “semanas mágicas”, dividindo minhas experiências e meu conhecimento nessa nova chegada.

Em minha trajetória já trabalhei chefiando as Equipes de Ginecologia e Obstetrícia nos Hospitais São Luiz Unidade Anália Franco e Unidade São Caetano do Sul e no Hospital Estadual Vila Alpina, Colaborei no Programa de Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia com residentes distribuídos entre: Hospital Estadual Vila Alpina, Hospital Sapopemba e Hospital Santo Antônio e atuo como Professora no curso de Especialidades Médicas do ISPED, com aulas transmitidas aos alunos da Universidad de Morón na Argentina.

Você pode acompanhar um pouquinho da minha rotina nas redes sociais. Vai ser um prazer te receber no consultório!